mais quente, mais frio

by Augusto Cuginotti

climate change

Demorou mais de um mês para que eu pudesse me acertar por completo com esta mudança para a Suécia, até porque entrar no modo “universidade” de novo requer um tempo de adaptação, né? Soma-se que a cidade também não está acostumada com estrangeiros, então abrir uma conta em banco aqui é uma aventura.

Agora estou as voltas com mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável e o guru da turma é o Al Gore (como ele mesmo diz, the former next president of the US). O conteúdo é interessante: as aulas de bases científicas dão saudade da universidade e da saudosa Federal e – por incrível que pareça – das derivadas e integrais (trouxe minha calculadora!); as aulas que eu poderia chamar de desenvolvimento pessoal e liderança é muito do que foi meu trabalho nos últimos anos, então também é legal vendo as pessoas ficarem loucas pela escada de inferência.

Mas calma, apesar das coisas não serem alienígenas para mim, não está sendo tudo mais do mesmo. Que interessante relacionar o estudo de sustentabilidade com o de sistemas humanos e naturais! Que desafio re-interpretar a ciência em uma outra língua, além de ter que chacoalhar da memória o tal do ciclo do carbono, coisa que eu vi há uns 15 anos! :)

No mais estou cutucando a mente para encontrar uma coisa mais específica para a tese que me faça afundar um pouco nos sistemas e nas organizações. Por enquanto? Bom, por enquanto o plano é ir para a China…