from monpetitresor.blogspot

Mais um ano em Summerhill

Mosaico Summerhill

Mosaico na entrada de Summerhill

Acaba de começar o trimestre de verão em Summerhill, já é o terceiro desde que Andresa, Catarina e eu saímos de lá. Estivemos essa semana visitando a todos e foi muito legal poder ver de fora as coisas caminhando, mas sabendo um pouco de como elas funcionam tendo estado dentro.

Com a primavera inglesa despontando e tendo sido dois dias de sol, deu um pouco de saudade do verde e dos passarinhos da região. Isso junto com o sentimento de visitar gente com quem vivemos dois anos de nossa vida e que são de certa forma como uma família estendida.

Sei que ainda vou contar muitas histórias de lá e que muito vão perguntar se esse tipo de educação funciona. Com estas eu outras perguntas com certeza vou visitar na memória a escola muitas vezes e quem sabe também vez por outra poder ir rever a família ao vivo.


Agora já mais assentada a minha partida da escola e somando essa visita que fizemos sinto que chegou a hora de fechar essa seção de escritos sobre Summerhill.

Visitando tudo o que escrevi vi que nem foi muito, talvez porque não tenha sabido contar as riquezas e dificuldades de lá como gostaria, talvez porque realmente não tenha nada de tão especial para contar — é só o diferente que é. Talvez ainda tudo isso precise conhecer a linguagem de fora para que mais coisa possa aparecer no futuro.

Continuarei convidando para conversas sobre multiplicidades no aprender e na educação. Summerhill é certamente um ícone das possibilidades que existem além do que se apresenta como default.

Get My Articles on Your Email!

Signup now and receive an email once I publish new content.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

1 reply
  1. Arvelino Arocena
    Arvelino Arocena says:

    Muito interessante essa escola. Pena que as escola públicas brasileiras não ser como ela.

Comments are closed.