Somos feitos de histórias

image by garlandcannon

Ouvi que somos feitos de histórias, não de átomos. Na escola, onde se estuda gente tanto em biologia como em história, achava mesmo que poderíamos ser os dois. Afinal tem gente que não é mais biologia mas continua sendo história. Ou até história que nunca teve biologia, mas que faz parte da gente.

Não são os átomos que representam o que admiramos como a grandeza humana. Além de estrutura, o que nos faz seres humanos são as histórias que nos contaram e as histórias que escolhemos contar.

Nos encontramos para confiarmos uns nos outros e assim replicar a história que escolhemos replicar e para decidirmos em conjunto as adições e subtrações que queremos fazer. Confiança é o motor da convivência social. Dela deriva o saber-estar-junto. Do saber-estar-junto derivam todos os outros saberes.

Grande parte dos encontros são encontros para se construir e reconstruir confiança para que possamos seguir em acordos e desacordos. Os encontros são espaços para gerar histórias juntos e são neles que somos feitos, refeitos, desfeitos.

Com o futuro construído por nossas ações, somos no passado a história que contamos, no futuro as declarações que fazemos, e no presente o encontro entre ambos, explícito na escolha de nos fazermos juntos todos os momentos.

Se somos feitos de histórias temos que cuidar mais. Não cuidar das histórias, que são as genitoras e se cuidam sozinhas, mas dos espaços de confiança que as alimenta.

Get My Articles on Your Email!

Signup now and receive an email once I publish new content.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

3 replies

Comments are closed.