Comunidades de Aprendizagem e Aprendizes em Comunidade

Depois de pesquisar por algum tempo os processos de aprendizagem em comunidades, estava refletindo recentemente na diferença do que se chama de comunidade de aprendizagem e do aprender em comunidade.

O primeiro grupo seriam de pessoas que vivem juntas em sociedade, enquanto o segundo seriam de pessoas que se juntam com o objetivo principal de aprender algo, com algum propósito definido ou a definir.

Lendo o livro do final deste post, refletia como o autor explora bem o caso de que aprendizagem em si não é uma boa cola para uma comunidade — que pessoas não se juntam em comunidade com o intuito de aprender em si, se juntam ao redor de um propósito que talvez requeira um aprendizado para realizar uma função, mas que pode exercer uma função e ter apenas aprendizados acontecendo por trás das cortinas.

Me passou pela cabeça que um grupo de estudos pode ser uma comunidade de aprendizagem em torno de um conteúdo (que, no meu caso, poderia ser aprendizagem em si :). Esse grupo de pessoas que se relacionam existiria somente por um tempo limitado, apenas enquanto o interesse sobre o conteúdo fizesse sentido para seus membros continuarem colocando energia na relacão que os mantém.

Será que este exemplo seria diferente de uma comunidade no sentido de pessoas viverem juntas, onde o que ‘cola’ o grupo possa ser simplesmente o ato de viver salpicado com valores e crenças em comum? Possivelmente neste grupo o aprender é resultado de se estar em relação um com o outro e apesar deste aprendizado as vezes poder ser mediado, também acontece naturalmente.

O que concluo é que não se vive em comunidade para aprender, somente se vive em comunidade. E viver invariavelmente implica em relações de comunidade, nas quais o aprendizado é inevitável.

O fato de que nem sempre o indivíduo ou a comunidade olham para o seu próprio aprendizado pode gerar um terceiro grupo — e se comunidades de aprendizagem forem somente pessoas que vivem e de tempos em tempos sentam juntas para olhar para o seu viver o que isso trouxe de aprendizado para elas?