from letrasinglesuel.wordpress

Homeschooling no Brasil?

by Augusto Cuginotti

Há alguns anos estudei em uma pós-graduação que continha pedagogas e psicólogas de educação em sua maioria. Ouvi muitas histórias interessantes das suas formas de intervenção, dificuldades e paixões. Lembro-me da conversa sobre como a relação entre professor-aluno tinha se tornado mais comercial e frases como “minha mãe é que paga o seu salário” eram usadas desde o primário.

Mais clara a institucionalização do aprender impossível. Agora está em tramite um projeto de lei para autorizar o homeschooling no Brasil – apesar de abrir uma porta, ainda a creditação da aprendizagem está ligada à avaliação tradicional e aos currículos normatizados nacionais. Mais uma vez, e como sempre, fala-se de línguas e matemática – se o filho for bom de dança, existe sempre o perigo dele querer ser artista.

Por que eu acho que é um passo na direção correta? Ah… simplesmente por isso: “o ensino não deverá ser considerado monopólio da instituição escolar”. Para além disso, aprendizagem deixa de ser aquilo que só a escola pode te dar e que cada vez mais você paga por ela.

Qual é a sua opinião? Quais são as vantagens e desvantagens disso tudo?