Inglaterra e Summerhill
Depois de dois maravilhosos anos em Barcelona, estou de mudança para a Inglaterra. Há uns 4 meses a Andresa — cansada da estrutura educacional arcaica da maioria das escolas espanholas — se mudou para a Inglaterra para trabalhar em Summerhill. Enquanto isso eu fiquei 3 meses no Japão e procurando o próximo passo para mim, ficar em Barcelona ou me mudar para um lugar mais perto dela e que tivesse projetos interessantes, como a Holanda ou a Inglaterra.
Quando me mudei do Brasil para a Suécia em 2007, minha idéia era mesclar os processos de decisão e planejamento coletivo com sustentabilidade — a escolha do mestrado foi muito boa para essa aplicação, mas certamente na Espanha, e por enquanto aqui na Europa, ainda não encontrei um caminho em que esse tipo de contribuição faça sentido.
Ainda durante minha viagem pelo Japão, surgiu uma oportunidade que eu não esperava: trabalhar junto com a Andresa em Summerhill — uma oportunidade de continuarmos morando juntos e também de estar em uma comunidade que é pioneira em educação. Algumas correspondências à distância e uma conversa aqui na Inglaterra fecharam esse próximo passo: a partir deste mês sou do quadro de professores da escola.
Para algumas pessoas essa escolha pode parecer um tanto diferente e para outros um caminho mais que natural para o que tenho feito nestes últimos dez anos. Aos que estiveram comigo nas explorações das comunidades de aprendizado e novas formas de educação e intervenção na aprendizagem, essa certamente será uma oportunidade de colocar tudo isso em prática.
Para quem não conhece Summerhill, recomendo que leia o livro — imagino que traduzido por “Liberdade sem mêdo”, assim com acento mesmo que é antigo, de A. S. Neill — não se publica mais, mas com certeza você encontra em um sebo por aí.
Encontrei um vídeo no youtube com legendas em português. A visão da escola está romantizada, mas dá para ter uma idéia. Eis um filme que a BBC fez sobre a escola – muito interessante, ainda infelizmente sem legenda.
Visitantes são bem-vindos, mas me avise antes porque as visitas tem que ser propostas na reunião com todos da comunidade e aprovadas. Acharemos uma cama se você quiser visitar Leiston, Suffolk. ;)