
Esse Negócio de Ser Professor é Cansativo
É muito fácil ficar cansado trabalhando em uma escola. Enquanto quem é professor sabe exatamente do que eu estou falando, tem sempre os que se perguntam como é que pode professor ter tantas férias assim (aqui na Europa, porque no Brasil nem sei). Só experimentando.
Esses dois últimos dias foram especialmente um terror. Diferente de fazer o desenho e facilitar uma conferência, um treinamento ou retiro, a atenção na preparação e no estar presente é constante e só termina depois de meses – o balanço de energia é completamente diferente de estar em uma conferência e depois poder retirar-se por um tempo.
Comecei a aprender a sempre estar disponível – esse é meu trabalho em aprendizagem que só pode ser relacional. Também é o de fazer perguntas que são um gostoso desafio – adoro quando brigam comigo porque eu digo que não sei a resposta… ué, não sei – só sou curioso mesmo. Você sabe por que o céu é azul e não preto, verde ou amarelo?
Vieram gravar um programa para a Euronews outro dia – a pergunta de apresentadora foi na linha de dizer o quão sortudo eu sou de trabalhar em uma escola onde o número de alunos por sala é pequeno. É verdade, melhor que uma sala de 40 – mas não adianta, continuo cansado. Sigo me adaptando para aprender a ter energia no final do dia.
Talvez o fato de eu ser mais o centro de atenção e de conteúdo do que o grupo me canse mais – fato que acontece aqui mas não quando trabalho de facilitador de grupos. Sei lá, será que tem um jeito melhor de fazer isso tudo?
Bom, desafios a parte, estou aprendendo. No fim das contas, no mínimo, vou conseguir anfitriar encontros de 3 dias com os dois pés nas costas. :)