TV, nande?

by Augusto Cuginotti

Ficando na casa de alguns japoneses eu percebi que televisão é acessório indispensável. O comentário de há muitos anos eu não ter televisão gerou grande discussão. Minha pergunta era repetidamente “TV, nande?” – “TV, por quê?” ;)

Os programas na TV japonesa parecem os de sempre: uma novela famosa sobre um herói nacional (samurai, ne?); programas de auditório pra todo mundo dar risada junto; e muita notícia nas quais as imagens se repetem indefinidamente, alternando com previsão do tempo usando mostradores tecnológicos.

Não ter TV nem passa pela cabeça do pessoal dessa última cidade que visitei. Me lembrei da conversa que tive por telefone com uma vendedora de TV a cabo em Barcelona. Explicar para ela que a compra não me interessava por que nem TV eu tinha foi difícil: “Ótima oferta, obrigado, mas eu não tenho TV, vem com a TV junto ou só o cabo mesmo?” ;)

Saí da conversa sobre o assunto ouvindo que a TV era hobby de alguns. Tá mais pra anti-hobby, falei que tava na hora de achar algo melhor pra fazer. E eu achava que no Nihon os velhinhos jogavam gateball…