Histórias da vida e mudanças locais
Coisas mudaram no ambiente de Mumbai nos últimos anos. Alguns detalhes, como os tuc-tuc que não mais mostram o famoso “Horn Please”, deixam claro que visitar as grandes cidades de um país não é o mesmo que visitar o país. Mumbai ainda é a cara da India, mas parece que mudou muito mais do que ela.
Só do caminho entre aeroporto e hotel ficou claro que a India, e principalmente as cidades grandes indianas, estão com cara nova. Existe menos buzina, e os tuc-tuc tem escrito “Keep Distance”, estilo ocidental. O restaurante mais badalado, seja no aeroporto de Delhi ou a futura instalação no centro de Kathmandu, é o KFC – um fast food que vende frango para um país que tem a maioria de gente vegetariana. Como comer frango é ‘sofisticado’, e gente ‘sofisticada’ tem dinheiro, a rede está feliz e contente.
Olhando assim parece que as novidades são a continuação do mesmo, mas elas não param por aí. Dia 20 de novembro aconteceu um “cycle yatra” de jovens em Kathmandu – jovens pegaram suas bicicletas e caminharam em “passeata” pela cidade para pedir uma Kathmandu amigável para bicicletas. Vi uma foto da capital Nepalesa na década de 60 e tenho certeza de que ela era bastante amigável na época. Na onda de deixarmos as coisas bem loucas para nos darmos conta de como andar de bicicleta (e tomar banho de rio, e passear na rua…) era bom, movimentos interessantes como estes estão ocorrendo.
Foi muito legal poder conhecer a juventude empolgada em fazer a diferença no Nepal, depois também de ter conhecido o pessoal do Imagine Nepal, que não são assim tão mais jovens, mas são assim de empolgados também. :) Uma nota especial vai para um jovem médico Nepali que estudou na China e mora com os pais em Hong Kong – ele voltou para visitar os avós em Kathmandu e acabou conhecendo os centros de saúde locais. Percebeu que gente morre por falta de cuidados básicos e está determinado a encarar o pai e voltar a morar na sua terra natal. A mesma história, mais histórias de encanto por servir. Estaremos em contato para ver o que vai dar.