Facilitação gráfica na escola

by Augusto Cuginotti

Estava olhando umas coisas de facilitação gráfica e tive umas idéias malucas. Nunca fui muito desenhador talvez porque sempre tive o privilégio de trabalhar com uns que são bastante talentosos — e os rabiscos simples mas bem estruturados sempre me serviram.

Agora a situação mudou — tenho poucos alunos em uma sala de aula — quando não estamos misturando líquidos perigosos e clonando plantas, vou conversando com eles e brincando com papéis em cima da mesa (acho que lousa já deu, né? :). Enfim, estou precisando estruturar as coisas a medida que a aula se desenrola, ser bastante flexível para as tantas perguntas que vão aparecendo durante o processo e aproveitar para desenhar mais também.

O mais legal é que, tendo começado com papel A4 mesmo, a turma já está pegando o papel para fazer os desenhos deles também. ;)

Recebi esse link com tutoriais online: http://www.youtube.com/loosetoothdotcom

E já estou atrás das canetas boas para ver se isso vai para frente. Contarei mais.

Atualizado em 27 de Outubro

E aqui está uma das primeiras tentativas com a coisa — não se parece muito uma facilitação gráfica do tipo coleta e sintetiza, até porque por vezes tem exposição de idéias, as vezes diálogos com a participação de todos… mas enfim, algo nessa direção. ;)