Visca Barça! O que os faz fazer bonito?

É uma satisfação poder ver uma atuação artística bem feita, um esporte jogado com maestria ou um produto de um artesão de primeira – mesmo sendo belezas distintas, tenho a sensação de que chamam a atenção por motivos semelhantes.

É uma beleza da produção humana, que requer criatividade somada com anos de trabalho e aperfeiçoamento de uma pessoa ou uma equipe. É o criar e recriar que resulta e é resultado de constante aprendizado. Qual é o caminho para desenvolver essa beleza? O que nos faz fazer bonito?

O que me apresentou esta beleza hoje foi o futebol do FC Barcelona. Poderia ser o encanto de um brasileiro que viveu sempre vendo futebol. Talvez o encanto de quem morou em Barcelona e pôde sentir a paixão dos torcedores. Poderia ser, mas acho que não é por nada disso. Fiquei impressionado porque esse time joga bonito, um bonito que eu ouvia na emoção da geração que assistiu jogarem os grandes do esporte.

E o mais impressionante é que essa forma de jogar bonito não foi uma decisão tomada na reunião do começo de temporada, nem num treinamento motivacional de fim de ano e muito menos resultado da contratação de estrelas milionárias do exterior.

Não, esse jogar bonito foi uma caminhada de pelo menos 30 anos de trabalho, alinhando sonhos e pragmatismo. Trinta anos, tempo que para cada um de nós é uma eternindade, que para o universo é irrelevante e que para a beleza é o tempo que leva.

No caso do Barça, o Centro de Treinamento La Masia de Can Planes trabalha com aprendizado hoje para colher resultados amanhã. Não só treinando para o jogo de amanhã, mas para o clube da geração seguinte.

Bom e barato. Barato? Mas não fica mais caro ter centro de treinamento? “Bem, gasta-se algum dinheiro. Mas seguramente é muito menos do que custaria a qualquer um contratar hoje Messi, Xavi ou Iniesta.”, disse o diretor técnico do centro de treinamento do Barça.

Sonhar em uma forma de jogar diferente e ter a disciplina de planejar o caminho para este sonho é um mérito tão grande quanto cada belo gol da equipe do Barcelona. Claro que isso não fica só no futebol, mas no país do futebol isso ficou claro para muita gente.

Leia mais: