estratégia para sustentabilidade
“Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”
Clarice Lispector
Contar uma nova história sobre nossa relação com o mundo requer uma mudança de mentalidade sobre essa relação e uma simplicidade que mostre a clareza deste novo momento. A mudança de mentalidade vem acontecendo, mas a falta de simplicidade da história ainda a impede de ser universal.
Não sendo historicamente da área, parece-me claro nos últimos meses de interação com ambientalistas e outros colegas que a consciência e o avanço nas ações feitas nos últimos vinte anos, por exemplo, é enorme. O entendimento e ações relevantes para o desenvolvimento de forma sustentável já são histórias contadas, projetos implementados. E são muitos espalhados por aí.
A questão agora é mais do que conhecer estas ilhas de ações e conhecimento, mas passar a conhecer como o sistema de mudança de mentalidade pode ser alavancado. Qual a estratégia que precisamos?
O passo estratégico para a consolidação deste caminho deixa de ser o de juntar mais massa crítica e passa a ser o de consolidar os velhos amigos em torno de uma história que seja completa e simples.
O que previne o caminho de uma história mais universal são as divergências de pessoas que já tem sensibilidade para o tema e não do convencimento daqueles que ainda não foram convidados a pensar no assunto.
E por que isso acontece? Na ânsia de se fazer a coisa certa, a liderança – ou os contadores desta nova história – afundam em seus modelos, desenhos deste sistema, como quem se afunda na gramática de uma história somente para perder a mensagem que ela transmite.
E então? Vamos colocar mais energia nos que estão ao nosso lado, trocar entendimentos de significado para que a história fique com o conteúdo que reflita a mudança de mentalidade que já nos é tão intuitiva, mas que também deve ser claramente simples para a humanidade.