Nosso país desenvolvido

by Augusto Cuginotti

Nosso país desenvolvido
Um olhar sobre valores
(diálogos em Curitiba – abril de 2006)

Estamos sem dúvida ampliando nossa visão sobre desenvolvimento, mas mesmo essa ampliação se dá dentro de parâmetros ultrapassados. Se nos esforçamos para que a palavra desenvolvimento não mais signifique somente aspectos econômicos, ainda continuamos a dar reforço à classificação de nosso país como subdesenvolvido.

Na corrida para nos desenvolvermos economicamente deixamos de lado o que o brasileiro tem de desenvolvido, sua contribuição mais importante para outros subdesenvolvimentos. Exploramos um filme rodado no nordeste brasileiro na década de 70 e que mostra a força e sabedoria de uma comunidade rural que qualquer parâmetro atual classificaria como subdesenvolvida.

De um lado nos descobrir em uma sociedade monetariamente rica e com espírito de escassez e ganância inconsciente e incontrolável. Por outro lado ouvir histórias de uma sociedade desprovida de muito do que hoje nos parece essencial e, ainda assim, demonstrar uma abundância que nos ensina o verdadeiro valor daquilo que não temos, mas que nosso cotidiano nos proporciona todos os dias.

Título: Ó XENTE, POIS NÃO
Produção: ZODÍACO/FASE
Local: RJ
Tempo: 21
Gravação: PAL-M

Sobre: Didático sobre a experiência comunitária de um grupo de pequenos agricultores no Nordeste brasileiro, que através do trabalho em mutirão conseguem enfrentar vários problemas da comunidade. As pessoas relatam sobre seu universo, abordando questões como o amor à terra, o trabalho em conjunto, a solidariedade.