protegidos e famosos

by Augusto Cuginotti

Hoje descobri que mexeram no meu jardim. Estava caminhando no Jardim Botânico aqui de Curitiba e a prefeitura, para “salvar a mata original do parque”, colocou uma cerca ultra-moderna em volta dela.

A cerca tem um nome chique que só, e é feia, muito feia. E eu que andava na única parte do jardim que era realmente de verdade, tupiniquim e local, agora tenho que olhar para a última geração em grades de proteção.

Protegeu-se a mata como nos protegemos, colocando-a atrás das grades. Os ambientalistas podem chiar – Se a gente não protege, as pessoas vão lá e depredam – e talvez estejam certos, talvez estejam. É a guerra contra o terrorismo… já ouviram falar?

Os ambientalistas que me perdoem, mas beleza é fundamental. Aquela cerca é uma afronta ao meio-ambiente, que é belo por si só. Preservar é aprender a conviver harmonicamente com ele, não nos separarmos com construções de ferro.

—————

Mas se beleza é fundamental, hoje ainda vi uma chamada para um grupo de meditação no meu email:

“Faça como Richard Gere, Madonna, Goldie Hawn, David Lynch, Brad Pitt, Keanu Reaves, Al Gore, Lucécia Santos, Cristiane Torloni, Elba Ramalho: MEDITE!!!”

Sem comentários… marquei como SPAM.

Comentários

Renata Florentino
February 9, 2006 | 6:12 AM

ei!
Ambientalmente falando, as grades são feias mesmo, e na verdade protegem mais os homens de suas tentações do que as plantas em si (elas têm medo do que, afinal?)

É bem modernamente humana e nada natural essa mania de “proteger” tudo com muros, casinhas cercadas, pontes levadiças e etc.

Se estivéssemos realmente disposto a nos integrarmos com o meio ambiente, essas “proteções” de nós mesmo não existiriam.. É por isso que nenhum ambientalista que se preze fala mais em meio ambiente “convervado”. Oras, conservar é não mexer, como se estivéssemos fora dele. Mas é muito mais fácil cercar pra não mexer, do que aprender a mexer direito…

Beleza é fundamental mesmo, não só na estética mas no lido com ela.

Carla Cristina Hirata Miyasaka
February 12, 2006 | 12:19 AM

como diriam…
não sou ambientalista! Sou ser humano!

Augusto C
February 13, 2006 | 6:27 AM

humm… então aí eu pergunto…
o que é um ambientalista, afinal?

(essa pergunta provém de fonte de ignorância real e não se trata nem de crítica e nem de sátira).

Ambientalista que se preze e ou que não se preze… já contando que ele é um ser humano, via de regra…

o que é um ambientalista, afinal?