Youth Employment Summit 2004

Campanha de Empregabilidade Juvenil
Encontro Internacional em Boca del Rio, Veracruz, Mexico
4 a 7 de outubro de 2004

de Monterrey – México

A campanha lançada em 2002 em Alexandria focou seus primeiros dois anos em colocar o tema de “Empregabilidade Juvenil” na pauta global dos organismos internacionais. Participando do encontro dois anos depois, agora no Mexico, percebe-se que se conseguiu um avanço considerável. Continuam participando do encontro pessoas importantes que representam os organismos internacionais na área, ministros de países e um grande número de delegados, alguns já membros da rede YES.

Esse encontro focou-se em troca de boas práticas e aprendizados que aconteceram nesses dois anos em diversos países. Participantes de 69 países estavam representados e apresentaram suas açoes, exitos e dificuldades.

O Brasil teve papel-chave durante esse encontro. Um balanço mostra que existe um movimento avançado de algumas áreas no ambito nacional que influenciam o trabalho de outros países. Cito o processo de desenvolvimento de empreendedorismo que gera riqueza e tange muito alem do economico, os processos de capacitaçao para o trabalho que vao além da preparaçao tecnica para o emprego, entre outros.

O Brasil foi o único país identificado como fazendo pesquisa na área de geraçao de trabalho para jovens entre os 69 participantes da rede YES.

Em outros tópicos a delegaçao brasileira vivenciou outras formas de se trabalhar com o tema e abriu portas para que exista um movimento maior de integraçao entre a campanha no país e os representantes governamentais e os organismos internacionais, entre outros.

Um planejamento regional da América Latina e Caribe foi efetuado e um próximo passo será a construçao de um plano nacional nas temáticas de maior interesse do país.